Pular para o conteúdo principal

Pílulas de alívio contra a endometriose


Quando o tema é endometriose, em geral, as dores são protagonistas. Antes ou durante o período menstrual, elas afetam significativamente o cotidiano da mulher. Prejudica a vida sexual, as relações pessoais e de trabalho, além das emoções. A doença ainda não tem cura, mas pode ser tratada para alívio dos sintomas. Nesse sentido, a pílula anticoncepcional surge como forte aliada.
“A pílula é usada para controle da dor e pode diminuir o risco de que cistos de endometriose voltem a aparecer depois de serem tratados cirurgicamente”, afirma o ginecologista Carlos Petta, professor livre-docente da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Endometriose (SBE).

A endometriose consiste na migração do endométrio (mucosa que reveste o útero) para outros locais fora do útero por meio da corrente sanguínea. É, portanto, uma ginecopatia, doença exclusiva do sexo feminino. O sintoma mais comum, além de dores intensas, é a infertilidade, dada principalmente pela obstrução de canais uterinos, impedindo a reprodução do óvulo pelo espermatozoide.

Entre os principais efeitos da pílula no alívio dos sintomas da endometriose, o Dr. Petta destaca a diminuição da dor pélvica, na cavidade óssea da bacia, região sensível que compreende ovários, útero e bexiga. As dores são causadas por liberação interna de substâncias inflamatórias e estão em grande parte condicionadas às oscilações hormonais da mulher.

Por isso, a escolha da pílula mais adequada a cada paciente é fundamental para bons resultados no tratamento das dores. “O anticoncepcional ideal é aquele que tem predominância da ação da progesterona”, incluindo a presença de um hormônio “progestogêneo chamado dienogeste, usado como tratamento da endometriose”, completa o vice-presidente da SBE.

Tratamento prolongado

O especialista aponta ainda que o uso do anticoncepcional oral por longos períodos não causa efeitos colaterais mais prejudiciais que a própria endometriose. Por isso, quanto mais cedo se iniciar o tratamento, melhor. “O que podem aparecer são fatores de risco, como obesidade, diabetes, hipertensão e outros fatores que muitas vezes surgem com a idade, e não com o uso prolongado da pílula”, acrescenta o especialista.

Já quanto ao uso de anticoncepcionais orais na prevenção da endometriose o Dr. Petta faz apenas uma ressalva. “Não existe uma prevenção primária que seja conhecida, de que essa utilização pode diminuir o risco de uma mulher desenvolver a doença. Isso é uma hipótese, mas que ainda não foi comprovada”, resume.

A prática de exercícios físicos também é recomendada como “benefício” complementar aos proporcionados pelo anticoncepcional contra as dores da endometriose. Essas atividades ajudam na liberação de endorfina, substância com propriedades anestésicas no organismo e que contribui para a redução de estrogênios, que servem como combustíveis da doença.

Comentários

Postagens mais lidas

SAÚDE: Erradicação do sarampo até julho deste ano é meta do MS

Reprodução O Ministério da Saúde estipulou como meta erradicar o sarampo até julho deste ano. A declaração do secretário de Vigilância em Saúde (SVS) do ministério, Wanderson de Oliveira, ocorreu nesta sexta-feira (14), após a morte de uma criança de 9 anos no Rio de Janeiro. “Nossa meta é eliminar com o sarampo até 1º de julho de 2020. Para isso temos que ter adesão da população e dos gestores estaduais e municipais”. O ministério lança neste sábado (15), o Dia D de vacinação contra o sarampo. O secretário-executivo da pasta, João Gabbardo, lamentou a morte da criança e acrescentou que a fatalidade serve de alerta para os pais e responsáveis vacinarem as crianças. “A morte dessa criança, tragicamente, é o maior alerta que a gente pode fazer para que os pais levem as crianças aos postos de saúde do Brasil inteiro para fazer a vacina”. A campanha, cujo Dia D será amanhã, tem como público-alvo pessoas de 5 a 19 anos, mas, após a morte no Rio de Janeiro, o chefe da SVS incent...

Jequié: Sérgio Mehlem deixa o comando da Secretaria Municipal de Cultura

Sergio Mehlem entrou na ‘guilhotina’ (foto Giicult) A prefeita Tânia Britto oficializou com data de 3/11 através do decreto  nº 14.572/2014 a segunda exoneração no primeiro escalão do governo, pós eleições. Desta feita deixa o cargo de Secretario da Cultura e Turismo, Sérgio Mehlem. Anteriormente já havia sido exonerado da Administração, o ex-secretário Luis Carlos Moura. Mehlem vinha sofrendo intenso bombardeio da classe artística pela gestão da pasta e na Câmara Municipal havia sido aprovada convocação feita pelo vereador Joaquim Caires (PMDB), para que ele apresentasse em audiência pública no legislativo um detalhamento dos gastos praticados com a realização do São João da cidade, nos anos de 2013 e 2014. O ex-secretário ainda não havia respondido à convocação. O nome do substituto ainda não foi anunciado.  Em nível de especulações há quem garanta que novas exonerações deverão ocorrer nos próximos dias. (Do Jequié Repórter)

NOVO CORONAVÍRUS: Trabalhadores desinfectando calçadas sem EPIs adequados, correm riscos em Jequié

A prefeitura municipal de Jequié (BA), através da Secretaria de Comunicação (SECOM), divulgou na última sexta-feira (27), matéria no próprio site, imagens de homens trabalhando, lavando e desinfectando pontos de ônibus e calçadas por conta do coronavírus. O que chama a atenção é a falta de equipamentos de proteção individual (EPI), p elas fotos divulgadas é possível notar a falta de alguns equipamentos essenciais para a segurança dos trabalhadores que ficam expostos aos mais variados tipos de infecções contagiosas. Sem dúvida o trabalho de desinfecção dos locais públicos é muito importante, tendo em vista que o novo coronavírus tem se mostrado altamente contagioso. Portanto, a observância com os cuidados e segurança dos trabalhadores se faz necessário ante a ameaça que nos cerca, é por tal razão que o Ministério do Trabalho e Emprego preconiza a NR-06, norma que trata da segurança do trabalhador.

Chuvas chegam em Jequié amenizando calor e poeira

Depois de um período de muito sol, calor e poeira, os jequieenses puderam, enfim, contemplar a chuva que caiu nesta tarde de sexta-feira (06), com previsão de mais chuvas para o final de semana, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) .   A população de Jequié deve ficar atenta pois, com as variações climáticas, poderá ocorrer mudanças com relação a quantidade de chuva precipitada na região, já que na quarta-feira (04), a previsão era de 40mm de chuva para este sábado (observado no Climatempo), caindo agora para 15mm, mudanças que são absolutamente normais em se tratando de natureza. Portanto, nunca é demais observar os cuidados que se deve ter com o lixo descartado, garrafa plastica, entulhos e etc.  

Após primeiro caso confirmado de homem infectado, São Paulo terá centro de contingência do coronavírus

Funcionário usa máscara no Aeroporto Internacional de Guarulhos I Foto: Roberto Casimiro Após a confirmação do primeiro caso de uma pessoa infectada com o coronavírus no Brasil - um homem de 61 anos que vive em São Paulo e tinha viajado para a Itália - o governo do Estado decidiu criar um centro de contingência. O objetivo é monitorar e coordenar ações contra a propagação do novo coronavírus, mas medidas mais detalhadas que serão tomadas ainda não foram divulgadas. O centro, que será presidido pelo infectologista David Uip, será composto por profissionais do Instituto Butantan, médicos especialistas das redes pública e privada, e terá a supervisão do secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann. O primeiro caso de Covid-19 no Brasil foi diagnosticado na terça-feira, 25, em um paciente do Hospital Israelita Albert Einstein. O hospital fez o primeiro exame, que depois foi confirmado pelo Instituto Adolfo Lutz, laboratório de referência nacional para análise de am...