Pular para o conteúdo principal

Pílulas de alívio contra a endometriose


Quando o tema é endometriose, em geral, as dores são protagonistas. Antes ou durante o período menstrual, elas afetam significativamente o cotidiano da mulher. Prejudica a vida sexual, as relações pessoais e de trabalho, além das emoções. A doença ainda não tem cura, mas pode ser tratada para alívio dos sintomas. Nesse sentido, a pílula anticoncepcional surge como forte aliada.
“A pílula é usada para controle da dor e pode diminuir o risco de que cistos de endometriose voltem a aparecer depois de serem tratados cirurgicamente”, afirma o ginecologista Carlos Petta, professor livre-docente da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Endometriose (SBE).

A endometriose consiste na migração do endométrio (mucosa que reveste o útero) para outros locais fora do útero por meio da corrente sanguínea. É, portanto, uma ginecopatia, doença exclusiva do sexo feminino. O sintoma mais comum, além de dores intensas, é a infertilidade, dada principalmente pela obstrução de canais uterinos, impedindo a reprodução do óvulo pelo espermatozoide.

Entre os principais efeitos da pílula no alívio dos sintomas da endometriose, o Dr. Petta destaca a diminuição da dor pélvica, na cavidade óssea da bacia, região sensível que compreende ovários, útero e bexiga. As dores são causadas por liberação interna de substâncias inflamatórias e estão em grande parte condicionadas às oscilações hormonais da mulher.

Por isso, a escolha da pílula mais adequada a cada paciente é fundamental para bons resultados no tratamento das dores. “O anticoncepcional ideal é aquele que tem predominância da ação da progesterona”, incluindo a presença de um hormônio “progestogêneo chamado dienogeste, usado como tratamento da endometriose”, completa o vice-presidente da SBE.

Tratamento prolongado

O especialista aponta ainda que o uso do anticoncepcional oral por longos períodos não causa efeitos colaterais mais prejudiciais que a própria endometriose. Por isso, quanto mais cedo se iniciar o tratamento, melhor. “O que podem aparecer são fatores de risco, como obesidade, diabetes, hipertensão e outros fatores que muitas vezes surgem com a idade, e não com o uso prolongado da pílula”, acrescenta o especialista.

Já quanto ao uso de anticoncepcionais orais na prevenção da endometriose o Dr. Petta faz apenas uma ressalva. “Não existe uma prevenção primária que seja conhecida, de que essa utilização pode diminuir o risco de uma mulher desenvolver a doença. Isso é uma hipótese, mas que ainda não foi comprovada”, resume.

A prática de exercícios físicos também é recomendada como “benefício” complementar aos proporcionados pelo anticoncepcional contra as dores da endometriose. Essas atividades ajudam na liberação de endorfina, substância com propriedades anestésicas no organismo e que contribui para a redução de estrogênios, que servem como combustíveis da doença.

Comentários

Postagens mais lidas

Vereadores aprovam todos os projetos que beneficiam servidores municipais

O Sinserv exibiu faixa agradecendo nominalmente aos vereadores. A Câmara Municipal de Jequié encerrou as suas atividades relativas ao primeiro período ordinário de 2016, após tramitar e aprovar todos os projetos enviados pelo executivo municipal, de interesse dos servidores da Prefeitura. Nas sessões das duas últimas  semanas foram aprovados, o Projeto de Lei, que promove alterações da Lei Municipal 1.283/92, estabelecendo o enquadramento dos funcionários da Guarda Municipal de Jequié, mediante ao grau de escolaridade, garantindo aos Guardas que ingressaram a partir de 30/12/1992, promoção a partir dos critérios de escolaridade, títulos, habilitação profissional e interstícios; na sessão desta quarta-feira (29/6), foram aprovados por unanimidade, o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração dos Servidores-PCCR, e em segundas e última votações os Projetos de nºs 11 e 12 do executivo municipal, autorizando o reajuste salarial dos servidores efetivos, ativos e inativos; dos  Ag...

FEIRA DE SANTANA: Explosão em pedreira mata uma funcionária e fere outro

Foto: Divulgação Uma explosão em uma pedreira de Feira de Santana deixou uma mulher morta e um homem ferido. Os dois eram funcionários da empresa. O acidente ocorreu no fim da tarde de sexta-feira (31), por volta das 17h30. Cibelle Araújo, de 35 anos, era engenheira de minas e trabalhava há seis anos na pedreira, que funciona no bairro Nova Esperança. Ela estava descartando dinamite, com ajuda de um auxiliar.  A vítima já havia feito o descarte e voltava para o carro, quando a explosão ocorreu. Com o impacto, muitas pedras foram lançadas no ar e atingiram a mulher e o assistente. O homem, que não teve a identidade revelada, foi levado para o Hospital Clériston Andrade, onde segue internado. Não há informações sobre o estado de saúde dele.   O caso é investigado pela Polícia Civil. do G1

Menina de três anos de idade cujo pai a fazia rir das bombas escapa da guerra na Síria

El País/ EPV Às vezes, os atalhos da guerra são caprichosos. Há apenas 11 dias, Abdalla Mohamed, sírio de 32 anos, gravou um vídeo de um minuto no qual brincava com sua filha de três anos, Salwa, para tentar evitar que ela ficasse traumatizada com as bombas. Abdalla tinha fugido com sua mulher e sua filha da guerra em sua cidade, Saraqib, na conturbada província síria de Idlib. Mas as bombas continuavam caindo ao longe em seu novo lugar de residência, Sarmada, a dez quilômetros da fronteira turca.  No vídeo, pai e filha brincavam que aqueles estrondos eram fogos de artifício. A gravação chegou a Mehmet Algan, de 34 anos, amigo turco da família. Algan postou o vídeo no Twitter e o impacto na mídia foi imediato. Tanto que, já nesta terça-feira, a família conseguiu cruzar a fronteira e deixar a Síria para trás, como desejava. Em uma das mensagens trocadas com o EL PAÍS na semana passada, Abdalla, um provedor de serviços de Internet atualmente desempregado, pediu precisa...

Jequié: Restauração do prédio denominado de Casa D'Itália continua

Prosseguem os serviços de restauração do prédio denominado de Casa D'Itália, que abrigará a Secretaria de Cultura e Turismo de Jequié. O secretário municipal Robério Chaves esteve no local acompanhando a obra. Ele afirmou que no mesmo prédio será instalado o Memorial Nestor Ribeiro e a Casa do Conselho Municipal de Cultura. A entrega da obra está prevista para início de agosto próximo. (PMJ)

PRF apreende 200 kg de cocaína em carga de abacaxi na Bahia

(Foto: Reprodução/TV Bahia) Duzentos quilos de cocaína foram apreendidos na tarde desta quinta-feira (28) no município de Simões Filho na região metropolitana de Salvador. A droga estava escondida embaixo de uma carga de abacaxi em um caminhão parado no Posto Caramuru da Polícia Rodoviária Federal (PRF),da BR-324. De acordo com a PRF, os policiais perceberam que a carga já estava estragada, exalando mau cheiro, e desconfiaram que algum tipo de droga podia estar camuflada no veículo, que tem placa de Goiás. Cento e quarenta e quatro tabletes de cocaína, cada uma com cerca de um quilo da droga, estavam em duas caixas de madeiras presas na carroceria do caminhão, informou a PRF. Ninguém foi preso. Ainda segundo a Polícia Rodoviária Federal, até agora não foi identificado nenhum registro de roubo do veículo que levava a carga. O caminhão está no nome de uma pessoa que não tem passagem pela polícia. A droga será levada para a Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes, no bairro dos Barris, em S...