Pular para o conteúdo principal

Pílulas de alívio contra a endometriose


Quando o tema é endometriose, em geral, as dores são protagonistas. Antes ou durante o período menstrual, elas afetam significativamente o cotidiano da mulher. Prejudica a vida sexual, as relações pessoais e de trabalho, além das emoções. A doença ainda não tem cura, mas pode ser tratada para alívio dos sintomas. Nesse sentido, a pílula anticoncepcional surge como forte aliada.
“A pílula é usada para controle da dor e pode diminuir o risco de que cistos de endometriose voltem a aparecer depois de serem tratados cirurgicamente”, afirma o ginecologista Carlos Petta, professor livre-docente da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Endometriose (SBE).

A endometriose consiste na migração do endométrio (mucosa que reveste o útero) para outros locais fora do útero por meio da corrente sanguínea. É, portanto, uma ginecopatia, doença exclusiva do sexo feminino. O sintoma mais comum, além de dores intensas, é a infertilidade, dada principalmente pela obstrução de canais uterinos, impedindo a reprodução do óvulo pelo espermatozoide.

Entre os principais efeitos da pílula no alívio dos sintomas da endometriose, o Dr. Petta destaca a diminuição da dor pélvica, na cavidade óssea da bacia, região sensível que compreende ovários, útero e bexiga. As dores são causadas por liberação interna de substâncias inflamatórias e estão em grande parte condicionadas às oscilações hormonais da mulher.

Por isso, a escolha da pílula mais adequada a cada paciente é fundamental para bons resultados no tratamento das dores. “O anticoncepcional ideal é aquele que tem predominância da ação da progesterona”, incluindo a presença de um hormônio “progestogêneo chamado dienogeste, usado como tratamento da endometriose”, completa o vice-presidente da SBE.

Tratamento prolongado

O especialista aponta ainda que o uso do anticoncepcional oral por longos períodos não causa efeitos colaterais mais prejudiciais que a própria endometriose. Por isso, quanto mais cedo se iniciar o tratamento, melhor. “O que podem aparecer são fatores de risco, como obesidade, diabetes, hipertensão e outros fatores que muitas vezes surgem com a idade, e não com o uso prolongado da pílula”, acrescenta o especialista.

Já quanto ao uso de anticoncepcionais orais na prevenção da endometriose o Dr. Petta faz apenas uma ressalva. “Não existe uma prevenção primária que seja conhecida, de que essa utilização pode diminuir o risco de uma mulher desenvolver a doença. Isso é uma hipótese, mas que ainda não foi comprovada”, resume.

A prática de exercícios físicos também é recomendada como “benefício” complementar aos proporcionados pelo anticoncepcional contra as dores da endometriose. Essas atividades ajudam na liberação de endorfina, substância com propriedades anestésicas no organismo e que contribui para a redução de estrogênios, que servem como combustíveis da doença.

Comentários

Postagens mais lidas

Caos interessa a Bolsonaro, diz presidente do Fórum de Segurança

  (Rafaela Felicciano/Metrópoles) A exoneração pelo governador paulista João Doria (PSDB) de um oficial da PM que estava convocando “amigos” para manifestação bolsonarista no 7 de Setembro chamou mais uma vez a atenção para a radicalização de policiais. Para o diretor-presidente do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Renato Sérgio de Lima, o episódio não foi “mais do mesmo” em uma longa marcha de desestabilização da democracia no Brasil, mas um fato grave de insubordinação. Isso teria sido facilitado pela sensação de impunidade entre os militares desde que nada aconteceu com o general da ativa e ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello por ele ter participado de um ato político ao lado do presidente Jair Bolsonaro em maio deste ano. “Deixar de punir Pazzuello abriu a porteira para a insubordinação na PM”, avalia o sociólogo. Renato Sérgio de Lima considera que há riscos para a democracia no próximo feriado da Independência: “Pode eclodir um problema seriíssimo de algum confronto na...

Itamaraty diz que não pode custear traslado de baiano morto na Espanha

O Ministério de Relações Exteriores informou, na noite desta segunda-feira (16), que não tem previsão "orçamentária e legal" para custear o traslado do corpo de Odycleidson Moraes do Nascimento, de 22 anos, jovem baiano assassinado no balneário espanhol de Blanes, em Girona, no dia 5 de dezembro. De acordo com o órgão, em oposição ao pedido dos parentes da vítima, a remoção do corpo e o consequente transporte para o Brasil devem ficar sob a responsabilidade da família. O governo espanhol pode arcar com o sepultamento, explica o Itamaraty, caso o corpo do jovem baiano seja enterrado no próprio país. A mãe do jovem baiano, Maria Cristina Moraes, de 44 anos, está na Espanha desde a terça-feira (10), em busca de uma maneira de trazer o corpo do filho para o Brasil. Ela tem passagem de volta marcada para o dia 11 de janeiro. Por não ter condições financeiras de arcar com o traslado, Maria Cristina pensa em criar uma conta-doação até obter o valor suficiente para custear o...

Somente Jesus dá Vida Eterna

Todo homem tem em si um profundo anseio por vida eterna. Em todos os lugares vemos essa busca. A Ciência e a Medicina procuram por caminhos que permitam estender a vida. Muitas pessoas cercam-se de idéias utópicas ou vivem em um mundo imaginário de filmes, livros e sonhos. Todos têm medo da morte. Quando se pensa nela, surge a temerosa pergunta: "O que virá depois?" O homem quer viver, viver eternamente, ele tem medo de morrer. Constantemente ele também se vê diante da importante pergunta: "Afinal, para que eu vivo?" Deus criou o homem para a vida eterna. Mas ele a desprezou e jogou fora. O homem preferiu o pecado que lhe trouxe a morte. Isso fez vir a morte sobre toda criatura e a miséria humana começou. Desde então o homem está procurando reencontrar a vida eterna. Ele procurou muito e criou inúmeras coisas para obter vida para si; é o que mostram as muitas religiões. Mas, ele não tem vida, ele nunca tem segurança. Certa vez, um artista construiu uma máqui...

Reginaldo Rossi morre aos 69 anos de câncer no pulmão

Morreu na manhã desta sexta-feira (20), aos 69 anos, o cantor e compositor Reginaldo Rossi. Conhecido como o "Rei do Brega" e autor do sucesso “Garçom”, ele estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Memorial São José, na área central do Recife, desde o dia 27 de novembro, para tratar um câncer no pulmão direito.

Seca na região já matou mais de 30 mil animais em seis meses

Cerca de 30 mil animais morreram na região de Itapetinga. (Foto: Reprodução/TV Bahia) A estiagem prolongada que atinge há 10 meses a região de Itapetinga, no sudoeste da Bahia, tem provocado a morte de milhares de bovinos, gerado impacto na produção de leite e resultado em demissões. O município é uma das 149 cidades que estão em situação de emergência por causa da seca do estado, considerada a pior dos últimos 30 anos. Fazendas da região viraram verdadeiros 'cemitérios' de bovinos. O gado morre devido à falta de comida, já que, com a estiagem prolongada, o capim não resiste e a pastagem seca. A situação é tão grave que, de janeiro até junho desse ano, 30 mil animais morreram na região. Com isso, Itapetinga caiu da segunda para a quarta posição entre as cidades da Bahia com os maiores rebanhos de bovino. Os criadores afirmam que, agora, o principal desafio é salvar os animais que ainda resistem. "A gente dá duro todo os dias, de sol a sol para alimentar esse rebanho e...