Pular para o conteúdo principal

'Não há chance de fraude na votação', diz presidente do TSE

Após a realização de testes e a aprovação dos softwares que farão a transferência e a totalização dos votos no segundo turno das eleições, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Dias Toffoli, disse que tudo está funcionando “perfeitamente sem nenhum problema” e que não há risco de fraude na votação.
“De jeito nenhum, de maneira nenhuma (há possibilidade de fraude)”, afirmou Toffoli. “Isso (verificação do sistema) é a garantia de que aquilo que foi votado na urna eletrônica é o que está totalizado”, continuou o ministro.
As declarações de Toffoli foram dadas em cerimônia de verificação do sistema, realizada neste sábado na sede do TSE, em Brasília. O evento contou com a presença do secretário de tecnologia da informação do TSE, Giuseppe Janino, e do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marcus Vinicius Furtado Coêlho, além de representantes de partidos.
A fim de assegurar a confiabilidade do sistema, o presidente do TSE disse ainda que, após o encerramento da votação e o fechamento das urnas, vários boletins de urna serão emitidos e entregues aos fiscais dos partidos para que possam checar os dados separadamente, por seção eleitoral.
Biometria
Toffoli disse ainda que os problemas enfrentados no primeiro turno por algumas localidades que utilizaram o sistema biométrico de identificação já foram resolvidos. Ele citou o caso do Distrito Federal, onde alguns equipamentos foram substituídos, e o de Niterói (RJ), para onde o TSE enviou equipes para treinamento de mesários.
“Da nossa parte, temos a certeza de que aqueles problemas identificados no primeiro turno já foram saneados, ou seja, não teremos maiores dificuldades nessas localidades”, afirmou o ministro.
Divulgação de resultados
Sobre o horário de divulgação dos resultados, Toffoli voltou a dizer que o nome do novo presidente da República será conhecido apenas após as 20h. Neste segundo turno, o anúncio será atrasado por conta do horário de verão: quando a votação fora encerrada às 17h do horário local no Acre, já será 20h em Brasília.
“No primeiro turno, quando foi 19h, estávamos todos ali no centro de divulgação, e abrimos os telões quando se encerrou o Estado do Acre. Da mesma maneira faremos agora, quando der 20h e se encerrar o Estado do Acre, abriremos os telões”, afirmou.
Questionado quanto à possibilidade de que o resultado matemático seja conhecido pelo TSE antes das 20h, Toffoli brincou. “Ninguém sabe. Só Deus sabe que horas vai estar no computador somado.”

Comentários

Postagens mais lidas

Ipiaú: Empresário sequestrado em Ibirataia-Ba

O Empresário Ipiauense, André Batista Lopes(44 anos), e sua Esposa, foram vítimas de um sequestro relâmpago. Segundo informações, o casal foi surpreendido por dois homens armados,  quando estava estacionando o seu veículo, uma Hilux Sw4, no estacionamento do Restaurante e Pousada HD, que fica localizado nas proximidades de Ibirataia. O casal foi levado junto com o veículo, mas, durante o percurso, uma confusão entre André e os Bandidos, permitiu que ele fugisse, avisando os Policiais Militares de Ibirataia sobre o ocorrido. Com o apoio operacional de Ipiaú, os Policiais conseguiram localizar os Bandidos, perseguindo-os. A Esposa de André foi resgatada, contudo, os sequestradores conseguiram fugir. (Com informações do Notícias de Ipiaú)

Crise na polícia aumenta tensão entre Bolsonaro e governadores

Foto: AFP / BBC News Brasil A situação extrema vivida no Ceará nos últimos dias, em que um motim de policiais fez disparar o número de homicídios e quase provocou a morte do senador Cid Gomes (PDT-CE), acendeu o alerta sobre o risco de situações semelhantes se repetirem em outros Estados. As condições para novas paralisações radicalizadas das polícias se repetem em vários Estados, apontam analistas de Segurança Pública ouvidos pela BBC News Brasil: de um lado, governos com rombo nas finanças enfrentam dificuldade para oferecer reajustes salariais e melhores condições de trabalho às forças de segurança; e de outro, policiais que se sentem mais fortalecidos a pressionar governadores devido à ascensão política de representantes da categoria nos últimos anos, com destaque para a eleição do presidente Jair Bolsonaro em 2018. Antes de chegar ao Palácio do Planalto, quando era deputado federal, Bolsonaro sempre apoiou as reivindicações dos agentes de segurança estaduais e votou a

Procuradoria pede a Justiça Federal multa a União por ‘caminhada de Bolsonaro’

O procurador da República Julio José Araujo Junior, do Ministério Público Federal no Rio de Janeiro, pediu à Justiça Federal que aplique multa de R$ 100 mil à União após o presidente Jair Bolsonaro “realizar caminhadas em cidades satélite do Distrito Federal” neste domingo, 29. Ele também pede a majoração da multa para R$ 500 mil caso o presidente repita o gesto. O pedido de Araujo Junior se baseia em tutela de urgência de ação civil concedida pela 1ª Vara Federal de Duque de Caxias (RJ) que determinou à União que se abstivesse de estimular a “não observância do isolamento social recomendado pela Organização Mundial da Saúde e o pleno compromisso com o direito à informação e o dever de justificativa dos atos normativos e medidas de saúde”. Araujo Junior anotou. “A postura da Presidência da República aponta para o descumprimento do item 4 da decisão proferida por esse juízo, que ressaltou a necessidade de abstenção da União de adotar qualquer estímulo à não observância do iso

VINDE A MIM: Ex-ancião em igreja e líder da GenBit ostenta em aeronave adquirida com recursos de investidores

“Não podeis servir a Deus e ao dinheiro”, diz um trecho da Bíblia. Se a afirmação é verdadeira ou não, fica a critério de cada um decidir. No Paraná, no entanto, alguns líderes religiosos – que deveriam seguir à risca o que diz o livro usado em suas pregações – aparantemente já escolheram a quem servir. Um deles foi Elifelete Marcondes da Silva, que além de ex-ancião da Congregação Cristã no Brasil no Paraná, também era “embaixador internacional” da GenBit, antiga Zero10 Club. Ancião é a forma como a Congreção identifica um líder religioso. Após publicação da matéria recebemos a seguinte nota: A Congregação Cristã no Brasil destituiu de todos os cargos e ministérios na igreja os envolvidos em esquemas de pirâmides. Desde outubro de 2019, o Elifelete não é mais ancião na Congregação Cristã.  Devido a esses fatos, a igreja faz a leitura diária em todos os cultos de todo o Brasil e do mundo orientando os participantes do culto a não entrar em nenhum esquema de pirâmid

Jequié: Academia ao ar livre no INOCOOP

Moradores do INOCOOP, no bairro do Jequiezinho passaram a contar desde a última sexta-feira, (03), com um novo espaço para a prática de atividades esportivas. Trata-se da Academia ao Ar Livre, um projeto da Secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura Municipal de Jequié. Esta é a segunda de uma série de quatro academias que serão instaladas na cidade. No último dia 1º de outubro os moradores da Urbis, bairro do Jequiezinho, também foram contemplados com a área de atividades físicas. O evento foi bastante participativo e contou com a presença da prefeita Tânia Britto, secretários Emanoel Andrade (Relações Institucionais e Comunicação Social), Heber Filho (Saúde), Alexandre Almeida (Serviços Públicos), Daniel Quadros (Controlador) e o vereador João Cunha. A prefeita Tânia Britto congratulou com todos os moradores a conquista e disse estar motivada em ver crianças, jovens e idosos praticando atividade física. “Estamos cuidando da nossa saúde”, revelou. As Academias ao Ar Livr